sábado, 8 de agosto de 2009

Paraiba dá o exemplo

O TCE da Paraiba dá o exemplo a nação e inicia o processo de transparência total com o dinheiro público. Nesta semana tentaremos contato com o TCE daquele estado afim de entender a mecânica destas ações e assim trazermos para o nosso estado. Vejam os artigos :


O Tribunal de Contas do Estado da Paraiba (TCE-PB) acabar de disponibilizar Online a folha de pessoal de todas a prefeituras e Câmaras de Vereadores dos 223 municípios paraibanos. A iniciativa foi idealizada pelo presidente do órgão, o conselheiro Nominando Diniz


link para a matéria : http://www.wscom.com.br/noticia/noticia.jsp?idNoticia=134745


O TCE da Paraiba se interligará a Receita Federal, assim será possível cruzar as informações de todos os prestadores de serviços dos municípios com a Receita, desta forma as folhas de pessoal, guias de recolhimentos à Previdência e pagamentos feitos por entes públicos a empresas privadas e prestadores de serviços terão que estar iguaizinhos nos dois orgãos

Link para a matéria : http://www.pbagora.com.br/conteudo.php?id=20090807104011

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Resultado da nossa reunião com a Controladoria Geral do Município

Ontem, 28/julho, nos reunimos com Controladora geral do município, Dra. Regina Bezerra e a sua equipe jovem e dinâmica. Estavam presentes : Dra. Ana Carolina Simas, Chefe da Assesoria jurídica; Sr. Cristiano Fernandes, Controlador Geral Adjunto e o Dr. Eduardo Teixeira, Chefe do setor de informática. Do Movimento de Transparência Natal o empresário André Sudário me acompanhou.

A reunião não poderia ter sido melhor, trocamos bastante informações a respeito do tipo de dados que julgamos importantes e também recebemos idéias da equipe a respeito de informações que eles também julgam interessante disponibilizar.

O fato é que a Controladoria Geral do Município tem carta branca da prefeita para disponibilizar todas as informações disponíveis, porém por se tratar de início de governo além da transferência de sede para um novo prédio e as dificuldades orçamentarias e humanas, o projeto de portal da trasparência da prefeitura ainda não conseguiu disponibilizar estas informações a contento.

Sabemos que Natal é uma cidade relativamente pequena, todos se conhecem. Quem conhece a Dra. Regina Bezerra sabe que o trabalho da controladoria é sério, pois temos certeza que se ela não tivesse o total apoio da prefeita, não estaria naquela posição. O nosso otimismo em relação ao movimento é muito grande, temos certeza que a prefeita será a primeira a iniciar o movimento irreversível de transparência nas contas públicas do RN.

Agenda:
Na próximo dia 18/Agosto nos reuniremos novamente, desta vez levaremos sugestões de como podemos ajudar viabilizando recursos humanos, financeiros além de idéias e apoio social para que as informações comecem a aparecer no portal da prefeitura.

Pedimos a todos que estão envolvidos no Movimento que entrem em contato conosco, dando sugestões e/ou voluntariando para que possamos contribuir com a equipe da controladoria e assim a transparência seja total.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Controladora Geral do municipio aceita a nossa colaboração

Hoje fizemos vários contatos importantes. A Controladora geral do município, Sra. Regina Bezerra fez contato conosco e nós pudemos esclarecer o objetivo real do movimento. Ficou claro para ela, que o nosso objetivo é puramente idealista e apartidário. Imediatamente ela se propôs a nos receber para nos reunirmos e operacionalizarmos algumas ações.

Importante deixar claro que este movimento é de paz, a sociedade respondeu muito rápido justamente porquê procura mudar a forma de se fazer política no nosso país. Temos certeza que agora que o canal de comunicação com a prefeitura foi criado, vamos ajudar fazendo política como deve ser feita, unindo a sociedade com o poder executivo.

Aguardem notícias!

MOVIMENTO TRANSPARÊNCIA NATAL

Aspectos importantes sobre a lei de Transparência

A Lei da Transparência (Lei Complementar n. 131, de 27.05.2009) já está em vigor! Ela acrescentou dispositivos à LRF - Lei da Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n. 101, de 04.05.2000) impondo a todos os entes da federação a obrigação de divulgar na internet todos os atos praticados pelas unidades gestoras no decorrer da execução da despesa, no momento de sua realização, com a disponibilização, pelo menos, dos dados referentes ao número do correspondente processo, ao bem fornecido ou ao serviço prestado, à pessoa física ou jurídica beneficiária do pagamento e, quando for o caso, ao procedimento licitatório realizado. E ainda o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários.

A Lei da Transparência impôs um prazo máximo para que os entes federativos se enquadrem nas suas disposições. Esse prazo, contado da data da publicação da lei (28.05.2009), é de 1 (um) ano para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100.000 (cem mil) habitantes; de 2 (dois) anos para os Municípios que tenham entre 50.000 (cinquenta mil) e 100.000 (cem mil) habitantes; e, finalmente, de 4 (quatro) anos para os Municípios que tenham até 50.000 (cinquenta mil) habitantes.

Portanto, a transparência agora tornou-se obrigatória, e é apenas uma questão de tempo sua implementação. O governante que quiser ser mais eficiente deverá implantá-la o mais cedo possível, porque, se não o fizer, a Lei da Transparência também criou a possibilidade de qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato denunciar, ao respectivo Tribunal de Contas e ao órgão competente do Ministério Público, o descumprimento das prescrições nela estabe lecidas. E impôs sanções: o ente que descumprir as normas (a partir do decurso do prazo estipulado na própria Lei da Transparência, evidentemente, ou seja, a partir de 29.05.2010 para a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios com mais de 100 mil habitantes), fica, por exemplo, sem poder receber as transferências voluntárias de recursos públicos.

O texto integral da LC 131/2009 (Lei da Transparência) publicaremos mais tarde.

MOVIMENTO TRANSPARÊNCIA NATAL

Recebemos a honrosa adesão do Juiz Federal, Dr. Walter Nunes, ex-presidente da AJUFE (associação dos Juízes federais)

Quem luta pela paz, pelo amor e pela verdade sempre consegue atingir os seus objetivos. Abaixo publicamos nota da adesão do Juiz Federal, Dr. Walter Nunes.


Inspiração para o dia

"Só sei que através da história a Verdade e o Amor sempre venceram."

Mahatma Gandhi

terça-feira, 21 de julho de 2009

Um dia feliz!

Hoje é um dia muito especial para o nosso movimento, começamos a sair do mundo digital e começamos a permear a sociedade nas suas mais diversas camadas de informação. O nosso perfil no twitter cresce bastante, a exemplo dos acessos ao nosso blog e as publicações impressas.

Iniciar um movimento buscando a transparência e a ética na política, sem agressões, sem tomar partidos, levando uma palavra de amor e incentivo a administração da prefeita poderia ser algo fadado ao insucesso, pois infelizmente a política hoje não é um campo de discussão de idéias nem de ideais, mas infelizmente um sangrento campo de batalhas e acusações onde a vaidade e a sujeira se digladiam aos nossos olhos e muitos de nós nos sentimos impotentes por não poder fazermos nada, Mas o bem sempre vence o mal.

Vamos construir uma nova era política no nosso estado onde os Homens de bem se sentirão em um ambiente digno para fazer política e onde os meios de comunicação serão livres e democráticos como a Internet.

A Senhora lançará o portal de transparência total, até mesmo porquê está previsto em lei. Mas não só lançará o portal antecipadamente como terá a inteligência de aproveitar o clamor da sociedade e se tornará a bandeira da transparência para as Assembléias legislativas, Câmaras municipais, Governos estaduais e Prefeituras deste nosso Nordeste de gente humile e sofrida.

Amiga Micarla, sonhamos em poder encontra-la, conversar, expor as nossas idéias e transforma-la no símbolo da nova era política Nordestina. Sabemos que estamos falando direto com a sua consciência e sabemos que é este o futuro que a Senhora espera para os seus filhos. O senador Carlos Alberto ficará muito orgulhoso de você onde ele estiver.

Um abraço afetuoso,

Movimento Transparência Natal

Jornalista Eliana Lima divulga e apoia o nosso movimento de transparência

A jornalista Eliana Lima divulga na sua coluna diária da Tribuna do Norte um apoio a nossa causa. Estamos realmente empolgados com a receptividade do nosso movimento. O fato da imprensa escrita reconhecer e divulgar, mostra o crescimento da nossa iniciativa e nos encoraja a ir muito mais além.


Jornalista Laurita Arruda divulga e abraça a nossa causa

A jornalista Laurita Arruda elogiou no seu blog o nosso movimento de transparência.

Deputado Rogerio Marinho envia twitter para o movimento

O Deputado Federal, Rogerio Marinho envia um twitter para o nosso movimento dando o seu apoio a nossa causa. Queremos agradecer o apoio e pedir ao Deputado que converse com a prefeita e consiga dela o compromisso da implantação do portal.

Este movimento é APARTIDARIO e tenta contato com políticos de todos os partidos que possam nos ajudar. Nosso movimento não será palanque para oposição nem situação, nosso movimento visa obter o PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DE KASSAB PARA NATAL


Twitter do deputado:


Uma proposta de reflexão a prefeita

Prefeita, o Senador Carlos Alberto foi um Homem que nasceu pobre, batalhou muito na vida, conseguiu com toda humildade e esforço um espacinho na rádio Cabugi. O Senador era um homem incansável, idealista, lutou muito e tal obstinação o levou ao senado federal e escreveu definitivamente o seu nome na história política do Rio Grande do Norte.

A senhora já nasceu com todas estas dificuldades superadas, com um nome trazendo o sucesso do seu pai no DNA e um carisma incontestável. Seu grande desafio foi conseguir superar o falecimento do seu pai e conseguir conduzir os negócios do seu grupo de comunicação, que, diga-se de passagem, foi um belo desafio e aprendizado para entender como é dificil ser empreendedor neste país. Agora realmente chegou o grande desafio da sua vida!

Cara Micarla, é chegada a hora de inovarmos na política, a senhora tem o perfil certo para isso, o momento não poderia ser melhor; É início de governo e o seu grupo é apoiado por pessoas que pregam a moralidade com a coisa pública, eles não poderiam se negar perante a opinião pública . Tenha coragem, pense em toda a história da sua família, veja que a sua decisão transformará a política do nosso estado a ponto de deixar o campo político fértil para que novos talentos possam participar sem ter que fazer política do modo sujo de troca de cargos ou favores.

Confiamos que a senhora ouvirá o nosso apelo e implantará o portal de transparência total de Kassab aqui no RN.

Amiga, não fraqueje ! Este movimento foi criado para ajuda-la e clarear a sua consciência e apoia-la para justificar a sua base de apoio o irreversível caminho da transparência.

Com grande apreço,

Movimento Transparência Natal

segunda-feira, 20 de julho de 2009

André Skaf manda e-mail apoiando o movimento

Amigos,

Temos uma grande notícia. O idealista André Skaf, filho do empresário Paulo Skaf, presidente da FIESP, acaba de nos enviar um email declarando o seu apoio pessoal ao nosso movimento. (veja um print-screen do email logo abaixo)

Para quem não sabe, André Skaf é um empreendedor de rara estirpe, pois além de empreender nas mais variadas áreas de negócios, ele emprende incansavelmente na área social, com destaque para o grupo de Novos Líderes

* (André Skaf, idealizador e líder) http://www.novoslideres.com.br

Uma mensagem do grupo Novos líderes, o qual somos orgulhosos em fazer parte
http://www.youtube.com/watch?v=aGH-ie71H-g

* Importante ressaltar que este movimento não é uma iniciaitva dos Novos Líderes.... Mas vamos trabalhar e quem sabe o apoio insitucional não virá ?

A jornalista Virginia Coelli cita o nosso movimento no seu blog

Mais uma grande nóticia! A jornalista Virginia Coelli, detentora do blog http://muitasoutras.blogspot.com/ Acaba de abraçar a nossa causa e publicar um post sobre o nosso movimento.


domingo, 19 de julho de 2009

O desafio de se criar um movimento social

Hoje resolvemos abordar um assunto super pertinente, que é o desafio de se criar um movimento social independente, um movimento de resistência que propõe quebrar paradigmas e que beira o impossível, mas está justamente aí a adrenalina que os empreendedores sociais precisam para poder viver. Não descansaremos, não perderemos a esperança. As palavras de apoio e o suporte que estamos recebendo nos encoraja a ir muito mais longe. Este movimento não será abortado, creiam, ele será do tamanho dos nossos sonhos.

Sabemos que o desafio é grande, mas a nossa energia é inifnita, afinal como diria o iluminado Mahatma Gandhi:

"Aprendi através da experiência amarga a suprema lição: controlar minha ira e torná-la como o calor que é convertido em energia. Nossa ira controlada pode ser convertida numa força capaz de mover o mundo."


Os nossos governantes têm todas as condições de mudar o curso da nossa história. Temos o belíssimo exemplo da maior capital do Brasil e da America do Sul.

Micarla tem todo o poder de aproveitar esta oportunidade divina que está recebendo, pois tem a prefeitura nas mãos, lutou contra poderosos sistemas políticos e conseguiu triunfar. Insisto em dizer que a prefeita é bem intencionada, ela sabe o que é o melhor para Natal e sabe também que o seu exemplo será o inicio de uma virada total na forma de se fazer política no nosso estado.

Prefeita, reflita muito, converse com a sua família, veja os seus filhos e pense no futuro que a Sra. Deseja para eles. Não fraqueje!

Um fraterno abraço,

Movimento Transparência Natal

Matéria do Jornal O GLOBO

Esta matéria que saiu no jornal O GLOBO foi publicada em 16/06, mas serve para detalhar o funcionamento do portal da transparência para os que ainda não conhecem. O artigo ainda contém boas declarações do prefeito Kassab.

---------------

Kassab lança portal com as contas da prefeitura na internet

Publicada em 16/06/2009 às 16h02m

Germano Oliveira

SÃO PAULO - O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), lançou nesta terça-feira, dentro do site da prefeitura na internet, o "portal da transparência", com o link "De olho nas contas", onde disponibiliza todos os contratos, pagamentos e despesas diárias da prefeitura, além da folha de pagamentos de todos os 180 mil funcionários, inclusive os aproximadamente 10 mil nomeados sem concurso.

- Se o Senado tivesse essa transparência, as nomeações secretas já teriam aparecido. A partir de hoje, os paulistanos terão acesso à lista de todos os funcionários e se alguém não aparecer para trabalhar, o próprio servidor poderá denunciar o fantasma e nós o demitiremos. O que estiver oculto, vai aparecer agora - prometeu Kassab, durante o lançamento do novo portal da prefeitura.

" Os paulistanos terão acesso à lista de todos os funcionários e se alguém não aparecer para trabalhar, o próprio servidor poderá denunciar o fantasma e nós o demitiremos "

- A internet veio nos salvar. Quem não tem nada a esconder, vai colocar na internet de forma transparente, para que a sociedade fiscalize os que escolheu para governar - completou o prefeito.

Segundo Kassab, a prefeitura de São Paulo é a primeira do país a colocar na Internet todos os nomes dos servidores e salários de cada um e também todos os gastos orçamentários, diariamente, praticamente online.

- Todos os contratos, notas fiscais estarão na internet. Se o Ministério Público achar que algum contrato está irregular, não precisa mandar ofício para o prefeito. É só entrar no portal e ter acesso a todos os documentos. Mas se tiver algum superfaturamento, irregularidade, nós mesmos vamos denunciar - disse Kassab a um grupo de jornalistas convidados para a apresentação do portal, abrigado no site "www.prefeitura.sp.gov.br".

Em tempo real, a prefeitura colocará na internet também os gastos com cartões corporativos, os adiantamentos de despesas aos servidores e ainda quanto a prefeitura desembolsa diariamente com suas despesas a empreiteiras e prestadores de serviços.

" Não sou candidato a governador. Quero apenas ser um bom prefeito e não vou abandonar meu mandato que vai até 2012 "

- Basta digitar o CNPJ para que o paulistano saiba quanto cada empresa está recebendo da prefeitura. Vamos publicar cinco dias antes de fazer o pagamento, pois se alguém tiver algum questionamento, poderemos suspender o processo para corrigir.

Kassab nega candidatura a governador

O prefeito negou que o objetivo da transparência seja o de se contrapor a outros governantes que contratam funcionários de forma oculta e com isso lançar seu nome para governador de São Paulo em 2010, na sucessão do governador José Serra (PSDB), que deverá ser candidato a presidente, com o seu apoio.

-Não sou candidato a governador. Quero apenas ser um bom prefeito e não vou abandonar meu mandato que vai até 2012. Chefiar a prefeitura de São Paulo já é um cargo muito importante para mim, para a minha biografia. Vou apoiar o nome que o governador José Serra escolher para governador - disse Kassab, explicando que tanto pode ser o do ex-governador Geraldo Alckmin, como o do secretário da Casa Civil, Aloyzio Nunes Ferreira.

Algumas informações importantes sobre o nosso movimento

Este movimento é APARTIDÁRIO;

adj (a+partido+ário) Que não segue um partido; que não dá adesão a nenhuma das partes litigantes. Distingue-se de apolítico: Todo apolítico é apartidário, mas nem todo apartidário é apolítico

Porquê a prefeitura de Natal ? Algo contra a prefeita ?

Em absoluto! O nosso foco na prefeitura é explicado simplesmente porquê se trata de um governo novo que se instala e poderá romper com dogmas e práticas políticas atrasadas. Acreditamos ainda que a prefeita é bem intencionada e o nosso movimento ganhando corpo, poderá ajuda-la a justificar aos políticos da sua base de apoio que a implantação do PORTAL DE TRANSPARÊNCIA DE KASSAB é irreversível.

Os políticos precisam ter a sensibilidade de sentir o que a sociedade está pedindo e ter coragem de tomar medidas como esta. A longo prazo a história prova que estes políticos saem fortalecidos quando têm coragem de erradicar o empreguismo e o assistencialismo.

Gilberto Kassab teve coragem de acabar com Outdoors, implantar o portal da transparência e agora está dando um passo importante na eliminação da frota de carros velhos que circulam e poluem a cidade de São Paulo. Imaginem o lobby contra que o prefeito deve enfrentar, mas com altivez e coragem ele está conseguindo seguir adiante com os seus ideais.


Como participar ?

Para que a nossa voz seja ouvida, precisamos ter o máximo de pessoas possíveis associadas aos nossos canais de comunicação, twitter ou este blog. Basta você seguir o twitter (http://www.twitter.com/transparenciaNT) ou se cadastrar neste blog. Ficaremos permanentemente informando a respeito dos nossos movimentos e do sucesso das nossas ações. desta forma poderemos mostrar a classe política que temos massa crítica e influência.

porquê a prefeita nos apoiará

A nossa democracia hoje está completamente deturpada. Os governantes chegam ao poder apoiados por políticos que querem cargos em troca de apoio. Os políticos querem os cargos porque precisam distribui-los aos seus aliados ou ainda para poder colocar alguém da sua confiança que possa prestigiar alguma empresa privada que é fornecedora do governo. Este sistema maligno escraviza o eleitor que, ao invés de receber investimento do estado, continua na miséria enquanto os seus senhores continuam usufruindo desta estrutura podre de poder.

Nós acreditamos que existem políticos idealistas, mas sabemos que é muito difícil conseguir romper este sistema escravizador. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, teve a coragem de conseguir abrir todas as contas na Internet, daí pra frente é irreversível, ninguém mais conseguirá esconder as suas contas e manter este sistema escravizador.

A prefeita Micarla está querendo fazer uma administração austera e nós acreditamos que ela vai conseguir. Se conseguirmos mais apoios e ainda fazer com que a nossa voz represente a sociedade indignada, teremos ajudado a prefeita a se tornar independente de fato e assim ela conseguirá se tornar uma líder política sem precisar da benção de nenhum Cacique.

Prefeita pense nisso ! A senhora tem uma oportunidade única nas mãos ! Não desperdice !

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DE KASSAB PARA NATAL !!!

sábado, 18 de julho de 2009

Role até o final da página

Rolem sempre até o final desta página e vocês encontrarão muito mais informações sobre a nossa causa.

Entrevista de J. Roberto Arruda (Prefeito de Brasilia) a revista Veja

Muito boa esta entrevista do prefeito de Brasilia a revista Veja. É um caso raro de político que consegue dar a volta por cima e teve a coragem de conseguir fazer a coisa certa. Nunca é tarde !

----

Ele deu a volta por cima

Depois de amargar uma imensa rejeição provocada por medidas de austeridade, o governador do Distrito Federal diz que é possível ser popular sem ceder às tentações do populismo

Otávio Cabral

Ana Araujo William R. Voss "É muito fácil governar sem contrariar nenhum interesse. Você não constrói nada novo, mas todo mundo te ama"
Há oito anos, José Roberto Arruda chegou ao fundo do poço político. Então líder do governo Fernando Henrique no Senado, foi flagrado no escândalo da quebra do sigilo do painel de votações e renunciou ao mandato. Em 2002, elegeu-se deputado federal e, logo depois, governador do Distrito Federal. Numa cidade acostumada a conviver com exibições grotescas de todo tipo de privilégio e desperdício de dinheiro público, o governador chegou pela contramão. Demitiu funcionários, pôs as contas em ordem, tirou camelôs e vans irregulares das ruas, enfrentou grevistas e freou um processo histórico de invasão de terras públicas. O resultado imediato e previsível: sua popularidade foi ao chão. Três anos depois, porém, Brasília dá mostras de que popularidade e populismo podem andar separados. Na última terça-feira, comemorando o resultado de uma pesquisa que atribui 74% de aprovação a seu governo, Arruda recebeu VEJA na residência oficial para a seguinte entrevista.

Seu partido, o DEM, apoiou a eleição de José Sarney e depois pediu a saída dele da presidência do Senado. O senhor acha que Sarney ainda tem condições de presidir a Casa? O problema do Senado é maior do que essa discussão pontual, personificada, da notícia do jornal de hoje. O modelo político criado pela Constituição de 1988 foi importante porque permitiu a estabilidade política e preservou a democracia por duas décadas, mas está dando sinais claros de fadiga. Se não for feita uma reforma política séria, que traga estabilidade às casas legislativas, o país pode ficar ingovernável e, sem dúvida, continuará sendo pautado por escândalos.

Qual é a reforma política que o senhor defende? É preciso ter apenas cinco ou seis partidos que representem os diversos espectros ideológicos, como em qualquer país civilizado. A partir daí, é necessário ter coerência entre as legendas e seus programas, ter fidelidade partidária e verticalização. No ano que vem, as alianças da eleição nacional serão totalmente diferentes das regionais. Aí acontece o seguinte: o sujeito ganha a eleição para presidente e não sabe com qual base política e legislativa contará. E como é que ele constrói a maioria? Com fisiologismo, com práticas políticas pouco ortodoxas.

O senhor está dizendo que o que se passa hoje no Senado é culpa do modelo, e não dos políticos? Os problemas éticos nas casas legislativas são facilitados por uma legislação política e administrativa totalmente atrasada e incompatível com o momento político que o Brasil vive. As estruturas administrativas são muito arcaicas. A máquina pública é um elefante. Come muito, custa caro e é lerda. Isso vale para o Senado e também para o meu governo. Se a máquina pública brasileira vivesse de resultados, já estaria em concordata há muitos anos. Os políticos fazem parte dessa máquina.

É possível governar sem fisiologismo? É quase impossível. O fisiologismo está entranhado de uma maneira tal na cultura política brasileira que, hoje, a única diferença entre um governante e outro é o limite de tolerância e flexibilidade em relação a essa prática. É hipocrisia não reconhecer que todos os governos, literalmente todos, praticam certa dose de fisiologismo.

E qual é o seu limite? É o limite ético. É não dar mesada, não permitir corrupção endêmica, institucionalizada. Sei que existe corrupção no meu governo, mas sempre que eu descubro há punição. Não dá para entregar um setor de atividade do governo para que um grupo político cuide dele por interesses empresariais escusos. Se peço a um parlamentar eleito para me ajudar a administrar sua base eleitoral, isso é política. Mas, se entrego a esse parlamentar a empresa de energia elétrica, isso não é aceitável. Quando me pedem algo assim, eu aproveito que tenho cara de bobo e finjo que não entendo. Alguns passam para a oposição, mas a maioria continua me apoiando entre aspas e esperando o primeiro momento para me pegar na curva. O problema é que se você entrar nesse jogo não consegue sair mais.

"O fisiologismo está entranhado na política. A única diferença entre um governante e outro é o limite de tolerância em relação à prática. É hipocrisia não reconhecer que todos praticam fisiologismo"

Esse diagnóstico também se aplica ao governo federal? O PT segue outra linha. O PT tem uma visão de instrumentalização da máquina pública e politiza as relações que deveriam ser institucionais. Mas o presidente Lula é diferente do PT.

O senhor é do partido que mais faz oposição ao governo federal, mas acaba de fazer um agrado ao presidente Lula, isentando-o de responsabilidade pelo fisiologismo... Os que são eleitos para administrar precisam de maturidade e civilidade para pôr os interesses públicos acima das diferenças partidárias. Brasília é a capital do país. Eu sou hospedeiro dos poderes da República. O povo escolheu Lula presidente. E o povo daqui me escolheu governador. Trabalhar em harmonia, com respeito e independência, é fundamental para que o interesse público prevaleça. Eu procurei ter essa postura e encontrei no presidente a mesma vontade. Em dois anos e meio como governador, todos os pleitos que levei ao governo federal foram atendidos dentro da lei. Então, não vejo nenhuma razão para ter desavenças com o governo federal.

É por isso que o presidente é tão popular? Ele é popular por três motivos. Primeiro, porque tem um tipo de inteligência epidérmica, emocional, que é muito raro. Ele se comunica com a população como ninguém. Em segundo lugar, ele é um homem de sorte. Governou o Brasil em um período de estabilidade econômica, não mexeu em nada, e navegou por seis anos em um mar de crescimento mundial. A terceira qualidade do Lula é a simpatia. Ele é agregador, não é belicoso. Essas três questões deram ao presidente Lula uma popularidade só comparada na história recente à de Getúlio Vargas.

Lula tem defeitos? Tem, como o Getúlio tinha. No caso do Getúlio, uma vertente autoritária. No caso do presidente Lula, ele tem uma tendência de simplificar problemas complexos em vez de dar soluções estruturais, definitivas. Por exemplo: ele prefere gastar dinheiro com a máquina pública a fazer investimentos que alavanquem a economia. Um exemplo concreto e politicamente incorreto: no momento em que ele opta por ter mais recursos no Bolsa Família do que na educação, mais recursos no assistencialismo do que na infraestrutura, ele ganha votos no curto prazo, mas distancia o país de uma economia competitiva.

O senhor vê traços de populismo no governo Lula? E alguém não vê? Mas o populismo tem aspectos positivos e negativos. É positivo quando com-preende o problema dos mais humildes. E é negativo quando escraviza os mais humildes na dependência de políticas públicas.

E o Bolsa Família, que o senhor citou, está em qual dos exemplos? Nos dois. O Bolsa Família atende e escraviza. Aqui em Brasília há pessoas que se dispõem a fazer um serviço doméstico mas não aceitam ter a carteira assinada para não perder o benefício. E, infelizmente, há um grande número de pessoas que se acomodam, deixam de trabalhar e vivem escravizadas pelo benefício. Hoje os políticos têm medo de falar em contrapartida, em porta de saída, porque serão tratados como inimigos do Bolsa Família. Não apenas os beneficiários ficam escravos do assistencialismo, mas a classe política também.

"Quando Lula opta por ter mais recursos no Bolsa Família do que na educação, mais recursos no assistencialismo do que na infraestrutura, ele ganha votos, mas distancia o país de uma economia competitiva"

O senhor vai estar em qual palanque em 2010? Meu partido vai seguir com o PSDB, com o candidato que os tucanos definirem, o governador José Serra ou o governador Aécio Neves. O melhor candidato da oposição será aquele que conseguir construir uma unidade. Nenhum deles ganha sem o outro. Mas alguma coisa me diz que o quadro eleitoral do ano que vem não é esse que está colocado hoje. Tanto da parte da oposição quanto da do governo. Não dá para afirmar que a ministra Dilma, Serra ou Aécio serão os candidatos no ano que vem. Muita coisa ainda pode mudar.

O senhor enfrentou recentemente uma longa greve de professores que derrubou sua popularidade, mas, em vez de ceder, resolveu partir para o confronto. Não há diálogo possível com o sindicalismo? Esse sindicalismo representa um pensamento retrógrado, corporativo, que ainda domina espaços importantes da vida pública brasileira. São células nas quais a união se dá por interesses, não por ideais. Agora o sindicato está contra a proposta que condiciona o 14º salário dos professores ao resultado das escolas. Foi graças a esse enfrentamento que consegui produzir uma revolução na educação. Brasília já tem 200 escolas públicas com educação integral. Cinquenta mil alunos que chegam à escola às 7 da manhã, fazem três refeições e saem às 5 da tarde. Hoje os 28 000 professores da rede pública têm laptop. Praticamente todas as escolas estão ligadas no wireless ou na banda larga. A questão é que isso só vai dar resultado em dez anos, e o brasileiro é muito imediatista.

O senhor sucedeu a Joaquim Roriz no governo do Distrito Federal, político famoso pelo clientelismo e envolvido em escândalos. Qual foi a herança que o senhor recebeu? Quando assumi, vi que apenas o pagamento das contas consumia todo o orçamento, não sobrava um tostão para investir. Fiz uma reengenharia do estado. Cortei o número de secretarias de quarenta para vinte, demiti 23 000 servidores públicos contratados sem concurso, retirei as vans piratas das ruas e acabei com as invasões. Também passei a gastar menos, paguei as dívidas e já no segundo ano retomei a capacidade de contrair novos empréstimos e de investir com recursos próprios. Hoje há 1 750 obras na cidade. A média da população, que viu o esforço de contenção de gastos e vê o retorno agora, está feliz. Mas a pessoa que perdeu seu emprego não vai enxergar isso porque o interesse pessoal dele está acima do interesse público.

No Brasil, não é um risco um político adotar essa linha dura nas questões urbanas? A política de ordenamento urbano e de gestão responsável da máquina pública contraria muitos interesses. Em meu primeiro ano de governo, cheguei a ter 58% de rejeição. Com o tempo, isso foi se invertendo. Hoje já tenho uma posição mais confortável, mas muito distante do que eu teria se simplesmente fosse o populista clássico e não contrariasse os interesses de ninguém. É muito fácil no Brasil governar sem contrariar nenhum interesse. Você não constrói nada novo, mas todo mundo te ama.

Brasília será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. Vai haver gasto de dinheiro público do Distrito Federal na Copa? Certamente. E provavelmente em todas as sedes. É uma utopia querer aumentar um estádio de 30 000 para 70 000 lugares ou fazer linhas de trem ou metrô sem dinheiro público. O que está em jogo agora é a imagem do Brasil. E esse investimento cria empregos, movimenta a economia e moderniza a vida das cidades. O investimento em Brasília deve chegar a 2 bilhões de reais. Mas tudo será revertido para a modernização da cidade, para o benefício da população.

O senhor foi personagem de um dos maiores escândalos da história do Senado, a violação do painel de votações. Por causa disso, o senhor renunciou ao mandato. Há algum paralelo entre a sua situação e a do senador Sarney? Quando você está ali, no Senado, você pensa que é Deus. Eu cometi dois grandes erros: vi uma lista que não deveria ter visto e tentei esconder isso. No momento em que percebi que seria mais um que erra e não assume, preferi outro caminho. Eu reconheci o erro, paguei um preço muito alto por isso, que foi minha saída do Senado, e recomecei do zero. O que tem de semelhança é o erro. O que tem de diferença é que reconheci meu erro. E graças a esse reconhecimento consegui dar a volta por cima.

Link para o portal da transparência de SP

Este é o link para o portal da transparência de SP. Acessem e façam consultas; Vocês poderão observar que as contas saem super detalhadas, relação de servidor, salários, local de trabalho e tudo mais.

É justamente isto que queremos para Natal.

http://deolhonascontas.prefeitura.sp.gov.br/



sexta-feira, 17 de julho de 2009

Gastos da prefeitura em 2009

Fizemos um levantamento sobre os gastos da prefeitura neste começo de ano. Estes dados estão disponíveis no portal da prefeitura (desatualizados) e só chegam em um nível muito genérico.

Gastos com pessoal responde por 40.38 % do custeio total,
Investimentos respondem por apenas 7.91 % do custeio total.

Eu acredito que a prefeita pretenda aumentar a capacidade de investimento, mas para isso ela precisaria reuzir o gasto com pessoal.

Em relação ao gasto com pessoal, quem são as pessoas que recebem esta bolada ?

Se tivéssemos o portal da transparência de Kassab, saberíamos o nome e endereço de cada um.


Postamos o pleito do Portal de Transparencia para a prefeita.

A prefeita está no twitter. Acabamos de postar uma mensagem para ela, será que ela responderá ?


The Top Tips cita o movimento

Transparência Natal - Um movimento de cidadania no Twitter

A iniciativa de um empresário no Twitter está gerando um movimento de cidadania inédito no RN.
Ele propôs a criação de um portal de transparência para Natal nos moldes do criado pelo prefeito Gilberto Kassab em SP. A idéia "pegou fogo" e surgiram seguidores por todos os lados. O movimento cresce, inclusive com a adesão de políticos de grande influência do Estado.
Empresários líderes de instituições de classe vão adotar a idéia nas instituições que dirigem.
Para conferir mais informações, basta seguir: http://twitter.com/transparenciaNT
A reivindicação é justa e oportuna! [Do Editor]

link: http://www.thetoptips.com.br/Noticia/4,3214-0.html

Primeiro Blog

Amigos,

Acabamos de criar o primeiro blog do movimento TRANSPARÊNCIA NATAL.

Nosso movimento não tem partidos políticos e nem visa atingir quem quer que seja.

Nosso alvo é conseguir sensibilizar a prefeita de Natal-RN, a Sra. Micarla de Souza, para que implemente aqui o portal de transparência que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, implementou naquela capital. Buscamos conseguir o maior número de militantes digitais possível, para que a nossa voz seja ouvida.

Queremos evitar o desperdício do dinheiro publico e a melhor forma para conseguirmos isto é tornar as contas da prefeitura transparentes, ou seja, colocar tudo na Internet.

A prefeita Micarla poderá entrar para a história do RN ao dar este importante passo e exemplo para as novas administrações.

TRANSPARÊNCIA NATAL !

Vamos manter esta esperança viva,

siga o twitter : http://www.twitter.com/transparenciaNT