domingo, 19 de julho de 2009

Matéria do Jornal O GLOBO

Esta matéria que saiu no jornal O GLOBO foi publicada em 16/06, mas serve para detalhar o funcionamento do portal da transparência para os que ainda não conhecem. O artigo ainda contém boas declarações do prefeito Kassab.

---------------

Kassab lança portal com as contas da prefeitura na internet

Publicada em 16/06/2009 às 16h02m

Germano Oliveira

SÃO PAULO - O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), lançou nesta terça-feira, dentro do site da prefeitura na internet, o "portal da transparência", com o link "De olho nas contas", onde disponibiliza todos os contratos, pagamentos e despesas diárias da prefeitura, além da folha de pagamentos de todos os 180 mil funcionários, inclusive os aproximadamente 10 mil nomeados sem concurso.

- Se o Senado tivesse essa transparência, as nomeações secretas já teriam aparecido. A partir de hoje, os paulistanos terão acesso à lista de todos os funcionários e se alguém não aparecer para trabalhar, o próprio servidor poderá denunciar o fantasma e nós o demitiremos. O que estiver oculto, vai aparecer agora - prometeu Kassab, durante o lançamento do novo portal da prefeitura.

" Os paulistanos terão acesso à lista de todos os funcionários e se alguém não aparecer para trabalhar, o próprio servidor poderá denunciar o fantasma e nós o demitiremos "

- A internet veio nos salvar. Quem não tem nada a esconder, vai colocar na internet de forma transparente, para que a sociedade fiscalize os que escolheu para governar - completou o prefeito.

Segundo Kassab, a prefeitura de São Paulo é a primeira do país a colocar na Internet todos os nomes dos servidores e salários de cada um e também todos os gastos orçamentários, diariamente, praticamente online.

- Todos os contratos, notas fiscais estarão na internet. Se o Ministério Público achar que algum contrato está irregular, não precisa mandar ofício para o prefeito. É só entrar no portal e ter acesso a todos os documentos. Mas se tiver algum superfaturamento, irregularidade, nós mesmos vamos denunciar - disse Kassab a um grupo de jornalistas convidados para a apresentação do portal, abrigado no site "www.prefeitura.sp.gov.br".

Em tempo real, a prefeitura colocará na internet também os gastos com cartões corporativos, os adiantamentos de despesas aos servidores e ainda quanto a prefeitura desembolsa diariamente com suas despesas a empreiteiras e prestadores de serviços.

" Não sou candidato a governador. Quero apenas ser um bom prefeito e não vou abandonar meu mandato que vai até 2012 "

- Basta digitar o CNPJ para que o paulistano saiba quanto cada empresa está recebendo da prefeitura. Vamos publicar cinco dias antes de fazer o pagamento, pois se alguém tiver algum questionamento, poderemos suspender o processo para corrigir.

Kassab nega candidatura a governador

O prefeito negou que o objetivo da transparência seja o de se contrapor a outros governantes que contratam funcionários de forma oculta e com isso lançar seu nome para governador de São Paulo em 2010, na sucessão do governador José Serra (PSDB), que deverá ser candidato a presidente, com o seu apoio.

-Não sou candidato a governador. Quero apenas ser um bom prefeito e não vou abandonar meu mandato que vai até 2012. Chefiar a prefeitura de São Paulo já é um cargo muito importante para mim, para a minha biografia. Vou apoiar o nome que o governador José Serra escolher para governador - disse Kassab, explicando que tanto pode ser o do ex-governador Geraldo Alckmin, como o do secretário da Casa Civil, Aloyzio Nunes Ferreira.

Um comentário: